Diferencie-se ou morra!

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Quão diferente é sua empresa dos concorrentes? E qual a importância de se construir diferenciais competitivos para a sustentabilidade empresarial?

Num mercado onde tudo parece mais do mesmo, repleto de marcas e produtos parecidos – mas se apresentando como novidade – a capacidade de se diferenciar dos concorrentes é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento; o ditado é claro: “Diferencie-se ou morra!”.

Quando determinados setores do mercado ganham proporções cada vez maiores de consumidores – online/offline – as diferenças entre produtos e marcas vão se tornando insignificantes; todos são “melhores”, “maiores”, “mais baratos”, “da melhor qualidade” ou “mais ágeis”, coexistindo no mais absoluto déjà vu.

Assim como a excelência, a lógica da diferenciação está no desvio, no ponto fora da curva, ou seja, no compromisso em oferecer ao mercado algo que não está sendo oferecido – forma/conteúdo, sabendo que muitas vezes vai ter que abrir mão de outras opções estratégicas.

Ser diferente na maneira que realmente faz toda a diferença é romper com o temperamento de rebanho e deixar de seguir a manada; é dizer não quando a maioria diz sim, ou o contrário; é ser enxuto quando os demais querem ser grandes; é ter um portfólio de produtos menor, quando os outros estão ampliando; enfim, é sair da vala comum e deixar de ser percebido como mais um, se distanciando dos demais concorrentes; é se libertar.

Os negócios que compreendem isso são os que mais se destacam, por isso é importante conhecer a lógica do mercado-alvo e entender como ele se comporta, traçar ações estratégicas para se diferenciar a partir do que sua empresa já faz muito bem, agregar valor ao seu produto e à sua marca, inovar. Fundamental para se posicionar de forma inteligente, mostrando a diferença entre sua empresa e os seus concorrentes.

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